Sanada a pretensa polémica entre Luiz Felipe Scolari e Gilberto Madaíl, as baterias do seleccionador nacional viram-se agora para o último jogo da fase de apuramento para o Mundial 2006.

Scolari diz que vai fazer pelo menos três alterações na equipa para o jogo desta quarta-feira com a Letónia (19h30 – RTP 1), onde a selecção apenas cumpre calendário, depois de ter carimbado a viagem para a Alemanha no jogo contra o Liechtenstein.

“No onze inicial vou fazer no mínimo três alterações. Depois, ao intervalo vou fazer duas substituições e a terceira passado um quarto de hora da segunda parte”, afirmou o seleccionador português, na conferência de imprensa que antecedeu o último treino da equipa das quinas, ontem, terça-feira.

Apesar da qualificação garantida, Luiz Felipe Scolari não quer deixar de ganhar no Dragão. A última vez que Portugal jogou no estádio do FC Porto foi no Euro2004 contra a Grécia – o resultado foi de 2-1 para os helénicos.

“Vou pedir aos jogadores para darem o seu melhor e sobretudo ganharem, nem que seja de meio a zero”, disse.

Scolari deixa claro que a exibição não é o mais importante. O que conta são os três pontos e o início da preparação para o Mundial do próximo Verão. Para tal, o seleccionador português vai testar um novo esquema táctico na segunda parte (a hipótese mais provável é a utilização de dois pontas-de-lança, Nuno Gomes e Pauleta).

Em relação à sua continuidade na selecção após o Mundial, o técnico brasileiro fez questão de realçar que não tinha afirmado nada de diferente daquilo que tem vindo a dizer nos últimos anos e que se resume numa situação muito simples: quando alguém não estiver satisfeito, o contrato prevê a rescisão unilateral.

“O meu objectivo é estar no Mundial e depois tudo depende dos objectivos que traçámos”, concluiu Scolari.

Equipas prováveis:

Portugal
12 Quim GR
13 Miguel LD
4 Jorge Andrade DC
16 Ricardo Carvalho DC
14 Nuno Valente LE
8 Petit MD
18 Maniche MD
20 Deco MO
7 Figo AD
9 Pauleta AV
17 Cristiano Ronaldo AE

Treinador: Luís Felipe Scolari

Letónia
1 Kolinko GR
2 Stepanovs LD
3 Astafjevs DC
18 Zakresevskis DC
6 Zirnis LE
7 Isakovs MD
13 Solonicins MD
10 Rubins AE
16 Morozs AD
9 Verpakovskis MO
11 Rimkus AV

Treinador: Jurijs Andrejevs

David Pinto
Foto: Frabizio Munisso