Nuno Gomes é o sucessor de César Brito, o homem que no campeonato 1990/1991 deu a vitória por 0-2 ao Benfica no Estádio das Antas. Seria a última vez, até hoje, sábado, que os benquistas venceriam na casa do FC Porto. Coube a Nuno Gomes bisar e levar para Lisboa os três pontos, em jogo da sétima jornada da Liga de futebol.

No jogo de hoje, as equipas chegaram ao intervalo sem golos, mas Nuno Gomes fixou a vitória do Benfica, aos 55 e 63 minutos.

Ambos os golos surgem depois de falhas na defesa azul e branca: o primeiro num excelente cabeceamento com Bosingwa perdido na marcação a Nuno Gomes; o segundo com Ricardo Costa a falhar o corte ao cruzamento rasteiro de Geovanni para o avançado benfiquista.

O Benfica sobe agora ao quarto lugar, com 13 pontos, atrás do líder Sporting de Braga, que soma 17, depois da vitória de sexta-feira sobre o Rio Ave, do Nacional (15 pontos, depois do empate com o Vitória de Guimarães) e FC Porto (14 pontos). Segue-se o Sporting com cinco pontos de atraso face ao Braga, mas os “leões” têm menos um jogo (recebem domingo a Académica).

Duas expulsões

Aos 80 minutos, Bruno Alves do FC Porto foi expulso por agressão a Nuno Gomes depois de uma entrada violenta sobre o jogador benfiquista.

Léo do Benfica viu o cartão vermelho aos 85 minutos, na sequência de uma falta sobre Quaresma que lhe valeu o segundo amarelo e consequente expulsão.

Lenços brancos para Adriaanse

No final do jogo alguns adeptos portistas mostraram lenços brancos, mas Co Adriaanse afirmou, na conferência de imprensa após o desafio, que tem condições para continuar a treinar o FC Porto.

O técnico holandês afirmou há duas semanas que saíria do comando dos dragões se os adeptos assim o quisessem.

Pedro Rios
Foto: UEFA