Em comunicado emitido ao início da tarde de hoje, quarta-feira, no “site” do Sporting, Dias da Cunha anunciou a sua demissão de todos os cargos que ocupa no clube invocando questões de “princípios”.

Dias da Cunha abandona, assim, a presidência do Conselho Directivo do clube.

As demissões do Administrador Executivo da SAD do Sporting, Paulo Andrade, e do treinador principal da equipa, José Peseiro, estão na origem da saída. “A decisão que tomei [de aceitar aquelas demissões] (…) violentou-me de forma intolerável”, afirmou o presidente demissionário no comunicado.

Já ontem, no anúncio das demissões de Peseiro e Paulo Andrade, Dias da Cunha afirmou que foi pressionado para aceitar as demissões e que se dependesse apenas dele os dois homens não saíriam do clube.

Dias da Cunha invoca “princípios”

No mesmo texto, Dias da Cunha justifica que “os princípios não têm excepções” e que prefere “antes quebrar que torcer”.

Dias da Cunha invoca “dois princípios” para a demissão: “cabe à respectiva direcção conduzir os destinos da instituição; o tempo e o espaço para se colher a vontade dos sócios são as assembleias gerais” e “os contratos são para se cumprir”.

“Ao aceitar os pedidos de demissão do doutor Paulo Andrade e do professor José Peseiro, fi-lo violando estes dois princípios”, explicou. Por isso, Dias da Cunha reforça que é incapaz de “fechar os olhos”, “fazer de conta” e “continuar como se nada se tivesse passado”.

Dias da Cunha quis tranquilizar os sportinguistas, e garantiu que, “nos termos estatutários, os órgãos sociais do clube e das empresas contuinuam em funções”.

Os órgãos sociais do clube – Assembleia Geral e Conselho Fiscal – reúnem-se hoje à tarde antes do Conselho Leonino, agendado para as 18h00. Em seguida, tem lugar uma conferência de imprensa.

Eleições antecipadas em 2006

Por enquanto, o sucessor de Dias da Cunha deverá ser Filipe Soares Franco, número dois na hierarquia leonina. Segundo a Rádio Renascença (RR), Franco vai garantir que a actual direcção termine o seu mandato.

Ainda segundo a RR, o Sporting terá eleições antecipadas no início do próximo Verão e Soares Franco não será candidato.

A edição de hoje do jornal “O Jogo” dá Litos como provável sucessor de Peseiro no comando técnico do Sporting. O diário noticia ainda que Paulo Bento, o actual treinador dos juniores do Sporting, será convidado para o lugar de técnico-adjunto de Litos na futura equipa técnica.

Maus resultados

Nas últimas semanas, aumentaram as contestações ao treinador do Sporting, José Peseiro, e à direcção do clube. A derrota de domingo frente à Académica de Coimbra, em Alvalade, foi a gota de água: Peseiro e Andrade apresentaram as respectivas demissões, que foram oficialmente aceites ontem.

António Dias da Cunha assumiu a presidência do clube em Agosto de 2000, sucedendo a José Roquette, que esteve quatro anos à frente dos “leões”.

Ana Correia Costa
Foto: Terceiro Anel