Jorge Morgado, assessor da Metro do Porto, assegura que os números de afluência registados na Linha D, que une o pólo universitário da Asprela e a Câmara de Gaia, estão entre os 33 e os 35 mil clientes por dia. É cerca de um terço do total de passageiros que circula diariamente em toda a rede (100 mil).

Esta realidade reflecte-se nos outros meios de transporte, que têm registado uma quebra na procura. A intermodalidade do Andante e uma maior frequência dos autocarros não são suficientes para evitar que tal aconteça.

A linha Amarela, ou linha D, conta agora com uma extensão de 5,7 quilómetros. “Até ao fim de Dezembro, espera-se que esteja concluída a ligação até ao Hospital de S. João”, afirma Jorge Morgado. O prazo para a conclusão das obras na extensão da linha desde a Câmara de Gaia até Santo Ovídio/Laborim está, para já, indefinido.

O assessor de imprensa da Metro espera que a Linha D registe uma maior afluência com a estação situada junto ao El Corte Inglés, que estará pronta, em princípio, até ao fim do ano.

A próxima inauguração será a da Linha E, ou Linha Violeta, que ligará o Estádio do Dragão, na continuidade da Linha Vermelha, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A conclusão das obras está prevista entre Dezembro e Janeiro de 2006.

Joana Teixeira
Luísa Fonseca
Rosa Carvalho
Diana Guerra
Foto: Rita Braga