A décima jornada do campeonato foi benéfica para os pupilos de Co-Adriaanse e para o surpreendente Nacional, que beneficiou do desaire do líder SC Braga e colocou-se a apenas dois pontos do topo da tabela.

O FC Porto venceu, na Mata Real, o Paços de Ferreira, com um golo solitário de Ricardo Quaresma, ao minuto 11 da primeira parte. O encontro foi dominado pelos “azuis-e-brancos”, que desperdiçaram diversas oportunidades para ampliar a vantagem.

Quem também venceu e se “colou” aos dragões no segundo posto foi o Nacional, de Manuel Machado. A equipa madeirense recebeu e bateu a Naval, por 2-0, comprovando, desta forma, o excelente momento de forma que atravessa.

A jogar em casa, o Benfica não foi além de um empate a dois, frente ao Rio Ave. Os “encarnados” estiveram a perder por duas vezes, e só marcaram de bola parada. Petit foi o herói da noite ao apontar os dois golos da equipa de Koeman. O encontro do Estádio da Luz ficou também marcado pelo protesto benfiquista contra a arbitragem de Paulo Pereira.

Nos restantes encontros de domingo, destaque para o triunfo do Vitória de Setúbal por 1-0 frente ao Estrela da Amadora. Apesar dos problemas financeiros que tem vivido, a equipa de Norton de Matos já é sexta na classificação.

O outro encontro da tarde deu em empate, com Gil Vicente e Penafiel a chegarem aos dois tentos cada.

Braga perde pela primeira vez

No sábado, foi a vez do líder Braga entrar em campo e experimentar pela primeira vez o sabor da derrota. A “proeza” foi conseguida pelo Marítimo, com um golo de Kanu a chegar para garantir os três pontos para a equipa insular.

Os minhotos mantêm a liderança, com 23 pontos, mas ficam a apenas dois do Porto e do Nacional.

Na mesma noite, Belenenses e Boavista empataram a um golo, com Meyong a marcar para os do Restelo e João Pinto a facturar para os “axadrezados”.

A jornada 10 teve início na sexta-feira com a vitória do Sporting na recepção à União de Leiria. Paulo Bento venceu pela primeira vez na Liga, com golos dos defesas Beto e Rogério. Para os leirienses marcou João Paulo. O encontro ficou também marcado pela polémica, com um golo mal anulado à equipa de Jorge Jesus.

Para esta noite está marcado o encontro que encerra a jornada. Às 20h30, em Coimbra, defrontam-se os “aflitos” Académica e Vitória de Guimarães, separados por apenas um ponto no fundo da tabela classificativa.

Ricardo Bastos