Depois de derrotar a Cróacia por 2-0, a selecção portuguesa quer voltar a vencer e nem o facto do jogo ser especial para os irlandeses, já que se insere na comemoração do 125º aniversário da federação da Irlanda do Norte, faz com que o seleccionador nacional mande os seus jogadores “tirarem o pé”. Scolari quer aproveitar todas as oportunidades para testar os seleccionados em vista a escolher o plantel para levar à Alemanha no próximo Verão.

Em Belfast (20h00, RTP1), o seleccionador nacional vai apostar em Paulo Santos no onze inicial. O guarda-redes menos batido da Europa pode muito bem estar entre os eleitos para o Mundial 2006 e o jogo de hoje é um teste de fogo para o número um do Braga.

Scolari mexe também na defesa, mudando os laterais. Os jogadores do Valência, Miguel e Caneira, começam o jogo no banco. Paulo Ferreira e Jorge Ribeiro têm também uma oportunidade de mostrar serviço. Tiago continua na posição de médio ofensivo. Na segunda parte do encontro, o seleccionador deve voltar ao 4x4x2, com João Alves no meio-campo e Nuno Gomes e Postiga na frente de ataque.

Este é o penúltimo jogo particular antes de Luiz Felipe Scolari dar a conhecer a lista dos 23 elementos que estarão presentes na fase final do Mundial. Portugal conhece os seus adversários para o Campeonato do Mundo a 9 de Dezembro.

Equipas prováveis:

Irlanda do Norte:
Maik Taylor; Brian McLean, Stephen Criagan, Colin Murdock e Tony Capaldi; Steve Jones, Steve Davis, Chris Brunt e Stuart Elliot; James Quinn e Warren Feeney.

Portugal:
Paulo Santos; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Jorge Ribeiro; Costinha, Petit e Tiago; Cristiano Ronaldo, Boa Morte e Pauleta.

David Pinto
Foto: Frabizio Munisso