Portugal carimbou o passaporte para o Europeu de sub-21 depois de bater a Suíça por um renhido 2-1 no Estádio do Bessa.

Aquele que poderia ter sido um jogo fácil, acabou por se tornar uma batalha hercúlea pelo acesso à fase final do Campeonato da Europa. A Suíça mostrou ser um adversário digno neste “playoff” e entrou a ganhar logo aos 21 minutos. Degen marcou na recarga a uma defesa incompleta de Bruno Vale.

A equipa das quinas pouco perigo criou na primeira parte e a Suíça podia inclusivamente ter feito o segundo. Mas nos restantes 45 minutos, Portugal apareceu transfigurado com as entradas de Diogo Valente e Varela. Os dois jogadores contribuiram para os golos portugueses. Diogo Valente fez a assistência para o empate aos 54 minutos. Hugo Almeida correspondeu muito bem de cabeça ao centro do médio boavisteiro. Varela fez o golo da vitória sete minutos depois.

Portugal junta-se assim à Itália, Sérvia-Montenegro, França, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Ucrânia no lote dos finalistas do Europeu de sub-21 que pode muito bem realizar-se em Portugal. A Itália é a outra candidata a organizar a prova. A decisão da UEFA é conhecida a 8 de Dezembro.

David Pinto
Foto: UEFA