Apesar da crise económica, a participação dos portugueses na campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome aumentou. Durante este fim-de-semana foram recolhidos 1.470 toneladas de géneros alimentares, o que constitui um “recorde absoluto” e ultrapassa em 19% a quantidade de alimentos angariados na campanha de Dezembro de 2004.

“Os resultados desta campanha, que excederam todas as nossas expectativas, demonstraram novamente quanto são solidários os portugueses e como estes respondem entusiasticamente a apelos claros e a projectos que fazem sentido, contrariando algumas ideias-feitas a propósito da capacidade e vontade do povo português para enfrentar desafios”, comentou, em comunicado divulgado hoje, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

A campanha decorreu em 561 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Setúbal e S. Miguel (Açores).

Uma equipa de 11 mil voluntários recebeu os alimentos, que serão distribuídos por 1.148 instituições de solidariedade social a mais de 203 mil pessoas com carências alimentares, seguindo o princípio “recolha local, ajuda local”, que norteia a actividade da organização.

Em 2004, os dez Bancos Alimentares distribuíram um total de 13.789 toneladas de alimentos, o que equivale a 55,2 toneladas por dia e a 20 milhões de euros, a mais de 203 mil pessoas com carências alimentares.

Pedro Rios
Foto: DR