Os eléctricos estão de regresso à Baixa. Foi hoje, quinta-feira, inaugurada a linha 18, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

A linha sobe a rua da Restauração, passando pela Cordoaria e pela rua Alberto Aires Gouveia. O troço agora inaugurado tem uma extensão de 1.120 metros e representou um investimento de 950 mil euros por parte da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

Os eléctricos vão circular na linha 18 todos os dias úteis, entre as 9h30 e as 19h00. A frequência de passagem de um eléctrico será de 30 em 30 minutos. Para se viajar na rede é necessário ter um cartão Andante. Cada viagem custa 85 cêntimos. No entanto, até ao dia 17 as viagens serão gratuitas.

Rui Rio e Ana Paula Vitorino na viagem inaugural da linha 18A cerimónia de inauguração decorreu no Museu do Carro Eléctrico. A Secretária de Estado afirmou que “são necessárias boas relações entre o Governo e a cidade do Porto”, parecendo querer sanar a polémica que opõe a autarquia com o Governo, a propósito do Túnel de Ceuta. Ana Paula Vitorino referiu ainda que tem “toda a disponibilidade para trabalhar com o presidente da Câmara do Porto”, na procura de soluções de transportes para a cidade.

Seguiu-se a viagem inaugural da linha. A população marcou presença ao longo do percurso, manifestando alegria perante o regresso dos eléctricos à Baixa.

Quatro anos depois

A linha agora inaugurada foi promovida com a realização, em 2001, da Capital Europeia da Cultura, em parceria com a STCP. Na altura, estava previsto o regresso dos eléctricos a várias zonas da Baixa. O projecto devia ter ficado concluído até finais de 2002, o que acabou por não acontecer. Só no próximo ano é que está prevista a conclusão do circuito dos eléctricos históricos à Baixa.

Desse modo, a STCP prevê expandir a linha 18. No futuro, o eléctrico descerá a Rua dos Clérigos, atravessando a Avenida dos Aliados. Aí subirá a 31 de Janeiro até à Praça da Batalha, fazendo depois a ligação ao funicular dos Guindais. A linha passará também pela Rua Passos Manuel e Ceuta, vindo entroncar na Praça dos Leões, com o percurso hoje inaugurado.

Eléctricos no resto da Baixa em 2006

Rui Rio afirmou ao JPN que “com sorte e engenho” os eléctricos circularão no resto da Baixa no Natal de 2006. Segundo o autarca, as linhas já colocadas com as obras da Porto 2001 serão aproveitadas. A renovação da Avenida dos Aliados já contempla a colocação de carris para os eléctricos, garantiu.

Segundo a STCP, a Linha 1 – que actualmente vai do Jardim do Infante até ao Passeio Alegre – também terá um percurso maior, chegando ao Castelo do Queijo. Questionado pelo JPN se as linhas se poderiam expandir para outras zonas da cidade, como uma eventual ligação à Areosa (projecto previsto em 2001), Juvenal Peneda, presidente da STCP, declarou que “é uma hipótese em aberto, mas só executável a médio prazo”.

Texto e fotos: Duarte Sousadias