Começa hoje, terça-feira, mais uma edição do ciclo “Quatro + 1/Semana do Cinema Português”, no Teatro Rivoli, no Porto. É a primeira de 2006 e, desta vez, é o realizador João Botelho quem orienta mais uma passagem pelo cinema português.

O percurso começa em 1971, com o documentário “Vilarinho das Furnas”, de António Campos. Pelo caminho, João Botelho propõe revisitar filmes construídos a partir de romances, como é o caso de “Uma Abelha na Chuva” (1972), de Fernando Lopes, realizado a partir da obra homónima de Carlos de Oliveira.

Para o primeiro dia, o cineasta propõe “Amor de Perdição”, realizado, em 1979, por Manoel de Oliveira, com base no célebre romance de Camilo Castelo Branco.

Ainda no pacote das ficções, João Botelho escolheu um terceiro filme baseado num romance: “Tempos Difíceis”, película assinada pelo próprio e adaptada de “Hard Times, for These Times”, de Charles Dickens.

“Ana” (1985), de António Reis e Margarida Cordeiro, não se inclui em qualquer dos dois géneros referidos, e parte de textos do poeta austríaco Rainer Maria Rilke (1875-1926) e outros, da autoria dos realizadores.

Todas as exibições começam às 21h30, e têm lugar no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli. O ciclo termina no domingo, dia 14, com a exibição de “Tempos Difíceis” (1981).

João Botelho é o nono realizador convidado para programar o ciclo “Quatro + 1”, uma iniciativa da Culturporto (entidade que gere o Teatro Rivoli) em que cada cineasta convidado apresenta uma das suas obras, além de quatro produções de outros realizadores.

Programa:

Dia 10: “Amor de Perdição”, de Manoel de Oliveira
Dia 11: “Ana”, de António Reis e Margarida Cordeiro
Dia 12: “Uma Abelha na Chuva”, de Fernando Lopes
Dia 13: “Vilarinho das Furnas”, de António Campos
Dia 14: “Tempos Difíceis”, de João Botelho

Ana Correia Costa
Foto: DR