Mehmet Ali Agca foi preso por tentar assassinar o Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, a 13 de Maio de 1981. De nacionalidade turca, Agca serviu 20 anos de prisão em Itália, onde acabou por obter perdão da pena em 2000. Nesse ano foi extraditado para a Turquia para cumprir pena por roubo e assassinato.

À saída da prisão em Istambul, Agca foi entusiasticamente saudado por nacionalistas turcos que aguardavam a sua libertação. O homem de 48 anos foi depois conduzido a um hospital para ser submetido a uma avaliação do estado de saúde, antes de dar entrada no quartel onde vai cumprir serviço militar.

O ministro da Justiça turco, Cemil Cicek, disse já que vai pedir a reavaliação do processo de Agca. “Ordenei uma reavaliação para garantir que não foram cometidos erros, num caso que é complexo”, declarou o ministro. Agca permanecerá em liberdade até à decisão final.

Os motivos que levaram o homem turco a tentar assassinar o Sumo Pontífice permanecem ainda um mistério.

João Paulo II visitou, dois anos depois, Ali Agca na cadeia (na foto) e perdoou-o pelo que fez.

Condenado na Turquia a 36 anos de prisão, Agca beneficiou no entanto, segundo o seu advogado, de uma amnistia e de várias reduções de pena, que permitiram a sua libertação.

Luís André Florindo
Foto: DR