Como se define politicamente?

Já estive mais interessado na política. Não vou dizer que me passa completamente ao lado, porque estaria a mentir, mas defino-me como apreciador dos valores nacionalistas, sem nada de extremismos.

Como apreciador de valores nacionalistas, vê o nacionalismo associado a conceitos como racismo, xenofobia ou discriminação?

Segundo os meus ideais, não. Contudo, há no meio nacionalista pessoas que poderão levar a que o nacionalismo tenha essa imagem, que são os tais extremistas. Contudo, segundo a minha maneira de ver as coisas, o nacionalismo não está directamente ligado a racismo ou xenofobia. Há várias maneiras de compôr a ordem segundo valores nacionalistas, que não necessitam obrigatoriamente de passar pelo racismo, xenofobia ou discriminação.

Sabemos que as claques tiveram a sua génese com forte influência política. Considera que a política e o desporto (futebol e hóquei, no caso) são conciliáveis no mesmo espaço? Ou são compartimentos que devem estar separados?

A verdade é que cada vez mais a política e o desporto estão ligados. Em Portugal, já tivemos mais exemplos. Agora, digamos que está um bocado adormecido, contudo, temos o exemplo de Espanha em que existem claques de extrema-direita (Ultras Sur-Real Madrid) e de extrema esquerda (Celtarras-Celta de Vigo). É estúpido juntar as coisas. Não se devia banir quem é de extrema direita, esquerda, centro, etc., mas deviam ser banidos os gestos políticos e as ideias políticas dentro da “curva” (claque), uma vez que as claques se destinam a apoiar os clubes e não a propagandear ideais políticos.

Imagine que ao apoiar o Óquei de Barcelos, vê alguém na Kaos Barcelense com um símbolo estritamente político. Como reagiria?

Já reagi, porque já aconteceu. Pedi para baixar e não propagandear o seu ideal político, porque não estamos numa conferência política, estamos num jogo de hóquei em patins. Apesar dos ideais dos seus membros, somos uma claque que se define apolítica.

Então, é completamente adepto de compartimentos estanques na política e futebol?

Sem dúvida. A política deve ficar fora do estádio ou pavilhão. Há que saber distinguir as duas coisas.

Sérgio Pereira Cardoso