A Casa da Música, no Porto, dedica este fim de semana à comemoração dos 250 anos do nascimento de Wolfgang Mozart.

Hoje, quinta-feira, na sala 1, o pianista Sequeira Costa vai incluir obras de Mozart no seu repertório que passa também por Ravel e Schumann.

Amanhã, dia do aniversário de Mozart, nascido em 1756, o violinista Augustin Dumay e a violetista Lise Berthaud interpretam, às 21h00, na sala 1, obras do compositor austríaco.

Dumay é considerado “um dos melhores violinistas da sua geração”, afirma a Casa da Música em comunicado. Berthaud, com 23 anos, é uma jovem violetista de sucesso. Recebeu o Primeiro Prémio no Concurso Nacional de Jovens Violetistas aos 16 anos. Os dois músicos acompanham a Orquestra Nacional do Porto, num concerto onde serão ouvidas a primeira e a última sinfonias do compositor.

No Coliseu do Porto, às 21h30, o dia de aniversário de Mozart é assinalado com as Sinfonias no.36 e 38, “Linz” e “Praga”, interpretadas pela Orquestra Clássica de Espinho, sob a direcção de Cesário Costa.

Também amanhã, pelas 21h30, o auditório da Fundação Eng. António de Almeida, no Porto, acolhe um recital de piano por Jorge Moyano, que inclui obras de Mozart e Shumann.

Os solistas da Orquestra Nacional do Porto regressam à Casa da Música, sábado, às 15h00, depois da homenagem a Beethoven no ano passado. O concerto, na sala 2, tem início com a homenagem de Jonathan Dove à ópera “As Bodas de Fígaro” e termina com uma versão para instrumentos de sopro, de Werner Egk, da Sinfonia Concertante de Mozart.

Às 18h00 de sábado, na sala 2, actuam os Jovens Cantores, um grupo residente da Casa da Música, com um recital integralmente constituído por obras de Mozart.

À noite, pelas 21h00, nos “foyers”, o Remix Ensemble e convidados interpretam um leque variado das obras de Mozart para canto e para música de câmara.

No domingo, às 18h00, na sala 1, a Remix Ensemble Barroca será dirigida por Laurence Cummings, num concerto de obras de Mozart e Salieri, com Stephanie Wagner, na flauta, e as sopranos Eduarda Melo e Luísa Barriga.

JPN
Foto: DR