A duas semanas do jogo decisivo contra o Benfica, o FC Porto prepara outra viagem a Lisboa, desta feita para defrontar o Belenenses (Sábado, 21h30, SportTV).

Co Adriaanse deve manter o mesmo sistema táctico de três defesas que tem utilizado nas últimas jornadas. A única alteração do onze “azul-e-branco” dá-se devido à indisponibilidade de Pedro Emanuel actuar na defesa. O português viu o quinto cartão amarelo frente ao Braga e fica a cumprir castigo.

Ricardo Costa, recuperado da lesão muscular da coxa direita, deve alinhar de início. Marek Cech também é uma forte possibilidade.

Quem também recuperou, mas de uma mialgia, foi Ricardo Quaresma. Uns dos jogadores mais influentes dos “dragões” nesta edição da Liga Portuguesa saiu tocado da recepção aos bracarenses e temia-se que não estivesse disponível para o embate contra o Belenenses. No entanto, Quaresma foi reintegrado nos trabalhos do plantel e deve ser titular contra a equipa de Belém.

Karagounis espreita lugar no onze benfiquista

Na Luz, o plantel do Benfica empurrou a onda de derrotas para bem longe depois de ter eliminado o Nacional da Taça de Portugal a meio da semana.

Ronald Koeman aproveitou também para testar novas possibilidades para o onze, como Quim na baliza ou Karagounis no meio-campo. O guarda-redes português não deve repetir a titularidade, em detrimento do brasileiro Moretto.
Quanto ao médio grego, a sua boa exibição frente aos madeirenses pode-lhe valer um lugar no onze frente ao Penafiel (Domingo, 21h30, SportTV).

O treinador “encarnado” pretende fazer descansar Nuno Gomes, com vista aos encontros com Liverpool para a Liga dos Campeões e FC Porto para o campeonato, e deve trocar o avançado por Karagounis. Marcel fica encarregado de marcar frente ao Penafiel.

Fora do onze continua Fabrizio Miccoli, ainda apoquentado por lesões musculares. O internacional italiano só deve estar pronto a jogar para a semana.

Douala regressa depois da Taça das Nações Africanas

Para os lados de Alvalade, respira-se confiança. Os leões tem por vitórias os últimos três jogos que realizaram e para além disso Paulo Bento tem o plantel quase todo à disposição para o jogo com o Setúbal (domingo, 18h15, TVI).

Abel recuperou da lesão e Douala está de regresso, depois de ter estado ao serviço dos Camarões na Taça das Nações Africanas. No entanto, o avançado africano não deve ser opção para jogar de ínicio. O treinador leonino deve optar por Deivid para fazer dupla com Liedson na frente de ataque.

Romagnoli também espreita a titularidade, devido às boas exibições que tem feito desde que chegou a Alvalade. Se tal suceder, Sá Pinto poderá ficar com o lugar na frente de ataque e relegar Deivid para o banco.

João Moutinho volta ao comando do meio-campo, em detrimento de João Alves, que saiu lesionado no jogo da Taça, frente ao Paredes. Também fora por lesão ficam Luís Loureiro e o avançado Koke.

David Pinto
Foto: UEFA