Chegou finalmente a hora de Anderson. Um mês depois de chegar a Portugal e depois de rodar na equipa B, o jovem craque tem uma oportunidade na formação principal. Co Adriaanse convocou o brasileiro para a recepção ao Marítimo (domingo, 18h30, TVI). No entanto, não se prevê que Anderson seja titular e apenas um marcador favorável aos “dragões” deverá fazer o médio jogar.

As entradas de Alan, Jorginho e Pedro Emanuel, e as saídas de Diego, Pepe e Quaresma constituem as outras novidades da convocatória dos “azuis e brancos”.

Quaresma e Pepe ficam de fora do rol dos escolhidos de Adriaanse, por terem visto o quinto amarelo na última jornada. Os dois jogadores, pedras fulcrais no sistema táctico do técnico holandês, ficam com a ficha limpa para o embate contra a Benfica na próxima semana.

Diego também fica de fora, não se sabendo se a razão passa pelo comportamento do jogador nos últimos dias. O empresário do médio brasileiro afirmou que Diego não está satisfeito com a condição de suplente no clube e queixa-se que o esquema táctico de Co Adriaanse não lhe dá espaço para jogar. O jogador desmentiu a sua vontade de sair do clube, afirmando que continua a lutar por um lugar no onze.

Para o lugar de Quaresma, Co Adriaanse deve optar por Lisandro López. O argentino tem sido fundamental na época portista, mas viu-se relegado para o banco com a escalada exibicional do jovem Ivanildo. Alan também pode ser uma hipótesa para a ala direita do ataque azul e branco.

Bruno Alves é o principal candidato para o lugar de Pepe no centro da defesa. Ricardo Costa e Marek Cech são outras hipóteses. Um dos dois fecharia o lado esquerdo, enquanto o experiente Pedro Emanuel ficaria no meio do sistema de três defesas.

Marítimo também com três defesas

Do lado do Marítimo, Paulo Bonamigo deve responder ao sistema de três defesas de Co Adriaanse com… um sistema de três defesas. O treinador dos madeirenses recusa a pressão e garante que o jogo com o Porto é para ganhar e para sacudir a onda de resultados negativos que tem atingido a equipa.

David Pinto
Foto: UEFA