A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SCP) lançou hoje, sexta-feira, uma campanha de sensibilização para o risco cardiovascular.

A iniciativa consiste em afixar 5.000 “marcas” – o contorno de um cadáver no chão – em zonas muito movimentadas. Centros comerciais, transportes públicos, cinemas, escritórios e ruas, são alguns dos locais onde a mensagem da SPC vai estar presente para alertar os cidadãos.

Em 2003, morreram mais de 41 mil pessoas devido a doenças cardiovasculares. Contas feitas, a cada 15 minutos morre um português devido a problemas no aparelho circulatório.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, mas um estudo difundido pela SCP indica que os portugueses temem mais o cancro ou a SIDA. Quase 70% da população portuguesa não sabe que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso país, segundo o trabalho do laboratório AstraZeneca.

O presidente da SPC disse ao JPN que as pessoas estão pouco sensibilizadas para o perigo de uma doença cardiovascular. Cassiano Abreu-Lima acredita que é preciso informar a população. E enuncia os cuidados a ter para prevenir as doenças do aparelho circulatório são: “Não fumem e mexam-se”. O sedentarismo, o tabagismo, uma alimentação desequilibrada, o “stress” e o colesterol elevado são factores de risco que se devem evitar.

Papel dos jovens

As doenças do aparelho circulatório manifestam-se com o avançar da idade, mas, o presidente da SPC defende que os jovens têm um papel fundamental na prevenção das doenças cardiovasculares. Se os jovens praticarem um estilo de vida saudável podem contribuir para a diminuição futura da mortalidade cardiovascular que vitima um em cada três portugueses, defende Cassiano Abreu-Lima.

Tatiana Palhares