Na 25ª ronda da I Liga portuguesa as atenções vão estar voltadas para o Estádio do Bessa, onde o Boavista receberá o Sp. Braga. A ocuparem os lugares cimeiros da tabela classificativa, ambos os conjuntos querem pontuar e manter acesa a esperança de um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Do lado do Boavista, Carlos Brito admite que o jogo não é decisivo. O técnico comanda uma equipa que ganhou os últimos sete jogos. Quanto aos bracarenses, somam nove partidas sem conhecer o sabor da derrota. Jesualdo Ferreira, técnico do Sp. Braga, acredita num bom espectáculo, já que, qualquer equipa pode vencer o encontro”.

Dos três grandes, o FC Porto é o que tem, aparentemente a tarefa mais complicada. Isto porque vai tentar vingar a pesada derrota (0-4) imposta pelo Nacional no Estádio do Dragão na época transacta. Com Hélton lesionado, Baía deverá voltar a ser o eleito para defender a baliza dos “dragões”.

Benfica e Sporting têm aparentemente a vida mais facilitada. Os “leões” recebem o Gil Vicente em Alvalade. Na partida da primeira volta, o Gil Vicente impôs um empate a duas bolas no seu reduto. No entanto, o Sporting está melhor do que na primeira parte do campeonato. Sá Pinto entra para o lugar de Liedson e Tello ocupará a posição de Caneira (o avançado e o defesa estão castigados).

Quanto ao Benfica de Ronald Koeman, não vai ter vida fácil na Reboleira onde defronta o Estrela da Amadora. Os pupilos de Toni já bateram, naquele estádio, o FC Porto e prometem muita luta para o encontro deste fim-de-semana. Em doze jogos entre os dois conjuntos na Amadora, o Benfica venceu oito, mas as ausências de Simão e Petit, aos quais, se junta Geovanni, podem complicar as contas dos “encarnados”.

Nos restantes encontros da 25ª jornada, destaque para a luta pela fuga aos lugares de despromoção. Desde logo, esta sexta-feira, na abertura da ronda o Vitória de Guimarães recebe o Setúbal na cidade berço. Em caso de vitória os homens de Vítor Pontes fogem, por ora, da zona de descida.

O Paços de Ferreira vai tentar pontuar no terreno do lanterna vermelha, Penafiel, para também lutar por um lugar fora da zona de descida.

Interessante de seguir vai ser também o Rio Ave-Belenenses. Os vila-condenses estream o novo técnico João Eusébio. O Belenenses, que vive uma situação directiva complicada, já que, a SAD do clube apresentou esta semana a demissão vai procurar os três pontos no estádio dos Arcos. Até porque vem de uma derrota caseira frente à Naval.

A 25ª jornada da I Liga portuguesa arranca esta sexta-feira com o Guimarães-Setúbal (21h30) e só termina na segunda-feira quando o Rio Ave defrontar o Belenenses.

25ª jornada da I Liga portuguesa:

Sexta-feira:
Vitória de Guimarães – Vitória de setúbal (21h30)

Sábado:
Naval – Marítimo (16h00)
Boavista – Sporting de Braga (19h15)
Estrela da Amadora – Benfica (21h30)

Domingo:
U. Leiria – Académica (16h00)
Penafiel – Paços de Ferreira (16h00)
FC Porto – Nacional (18h30)
Sporting – Gil Vicente (20h30)

Segunda-feira:
Rio Ave – Belenenses (20h30)

Ivo Adão
Foto: UEFA