“Frostbitten” (na foto), do sueco Anders Banke, é uma história de vampiros que mistura o terror com o humor e tinha sido um dos pontos altos do primeiro fim de semana do festival. Foi o melhor filme na secção oficial de cinema fantástico. Já o vencedor da semana dos realizadores, “Adam’s Apple”, de Anders Thomas Jensen, é uma comédia negra sobre o relação entre um padre e um neo-nazi. Foram os principais vencedores da 26ª edição do Fantasporto.

É a segunda vitória no Fantasporto do dinamarquês Thomas Jensen, que em 2003 tinha vencido igual galardão com “The Green Butchers”. Para além de melhor filme, “Adam’s Apple” conquistou também os prémios de melhor argumento e melhor actor (Ulrich Thomensen).

A co-produção luso-francesa “Animal” com Diogo Infante no papel principal venceu o Méliès d’ Argent e o prémio para melhor argumento da secção oficial de cinema fantástico. O prémio de melhor realizador da mesma secção foi para Robin Aubert por “Saints Martyrs des Damnés”. “Johanna” do húngaro Kornél
Mundruczó levou para casa o prémio especial do júri e o galardão de melhor actriz (Orsi Tóth).

Na semana dos realizadores foram premiados, para além de “Adam’s Apple”, “Offscreen” (melhor realização), “Be with me” (Prémio especial do júri) e “Incautos” (prémio de melhor actriz para Victoria Abril).

Na secção Oriente Express, dois dos melhores filmes de festival repartiram os prémios. “The Bow”, de Kim Ki Duk, ficou com o prémio especial do júri e “Simpathy for Lady Vengeance”, de Park Chan Wook, com o de melhor filme.

O festival encerra hoje, sábado, às 21h15 no Rivoli com a exibição de “Fragile”, do espanhol Jaume Balagueró e protagonizado por Calista Flockhart, seguido do tradicional Baile dos Vampiros no Teatro Sá da Bandeira. Amanhã o dia está reservado para a exibição dos filmes premiados no Pequeno e Grande Auditório do Rivoli.

Léccio Rocha
Foto: “Frostbitten”/DR