A agora denominada Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADUP) inaugurou hoje, segunda-feira, um campo de futebol de relva sintética e uma pista de atletismo.

As instalações onde a faculdade funciona, no pólo da Asprela, foram inauguradas em 1996, mas os equipamentos para a prática de futebol e atletismo ficaram por contruir. Ficam agora prontas, no ano em que a antiga FCDEF comemora trinta anos. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, esteve presente na inauguração dos equipamentos.

Em declarações ao JPN, o presidente do Conselho Directivo da FADUP lembrou que “o dinheiro que estava previsto para a FCDEF foi desviado para construir uma piscina no Estádio Universitário de Lisboa ou do Jamor.” Jorge Bento explicou o atraso pelas “longas e eternas questões do centralismo”.

Os equipamentos desportivos custaram 800 mil euros e foram inteiramente financiadas pela reitoria da Universidade do Porto (UP). “Nunca mais se conseguiram recuperar as receitas do PIDDAC e, por isso, os 800 mil euros correspondem a receitas e alguns patrocínios conseguidos pela reitoria junto de pessoas e entidades ligadas ao desporto”, esclareceu ao JPN, o reitor da UP, Novais Barbosa.

Os novos equipamentos podem ser utilizados por outras pessoas para além dos estudantes da UP. Já existem ou estão a ser criados protocolos para a prática de desporto de idosos e crianças. A lacuna que falta colmatar é a instalação de iluminação para que o complexo possa funcionar mais horas.

Texto e foto: Luís André Florindo