FC Porto, Sporting e Benfica ganharam os respectivos jogos da jornada e continuam a luta pelos lugares cimeiros na Liga Portuguesa.

Os “dragões” reagiram positivamente à derrota da semana passada na Luz, ao vencer o Nacional da Madeira por 3-0 e vingaram a goleada imposta pelos madeirenses na época transacta, no estádio do Dragão (4-0). O Nacional continua a perder terreno para o comboio dos europeus.

O segundo classificado, Sporting, continua a exercer pressão sobre o líder “azul e branco”, depois de vencer o Gil Vicente por 2-0. No entanto, a equipa leonina sentiu muitas dificuldades para levar de vencida os gilistas. Koke foi o herói da partida. O espanhol saiu do banco para fazer os dois golos da vitória sportinguista.

O Benfica também sentiu dificuldades para vencer o Estrela da Amadora. Apesar do pedido do treinador, os jogadores “encarnados” estiveram os 90 minutos da partida na Amadora com a cabeça em Liverpool. O Estrela chegou ao fim da primeira parte a vencer, mas o clube da Luz acabou por dar a volta ao marcador. Laurent Robert voltou a mostrar-se fundamental na manobra benfiquista.

Na luta pela Europa, Boavista e Braga seguem com os mesmos pontos de distância. Os dois clubes enfrentaram-se este fim-de-semana e empataram a zero. Foi um jogo extremamente físico, com poucas oportunidades de golo, que interrompeu a série de vitórias seguidas dos “axadrezados”. As duas formações seguem no quarto e quinto lugar, respectivamente.

Nos lugares do fundo da tabela, a luta pela despromoção é mais do que renhida. Com excepção do Penafiel, já condenado a militar na Liga de Honra para o próximo ano, há 10 clubes que batalham por ficar acima da linha de água. Isto porque a diferença entre 8º e 17º classificado é de apenas 5 pontos.

Melhor posicionado nesta luta está o Leiria. Apesar do clube do Lis ter perdido com a Académica por 2-0, continua na liderança dos “aflitos”. Os estudantes seguem um pouco mais abaixo, em 11º, empatados com o Rio Ave. A equipa de Vila do Conde sacudiu um pouco a pressão depois de vencer o Belenenses por 2-1. O novo treinador, José Eusébio, trouxe um novo fôlego à formação do Rio Ave, que tem agora 29 pontos. Os “azuis” do Restelo têm menos um ponto e seguem na 12ª posição.

Dos cinco clubes que seguem com 27 pontos, entre o 13º e o 17º lugar, destaque para a Naval e para o Vitória de Guimarães, que venceram os respectivos jogos. O clube da Figueira da Foz bateu o Marítimo por 2-0. Os madeirenses também estão neste “grupo dos aflitos”, mais precisamente no 9º lugar, com 30 pontos.

Quanto aos vimaranenses, continuam numa senda de bons resultados. A vítima foi o Vitória de Setúbal (7º classificado). Num autêntico espectáculo de variedades protagonizado por Benachour e Saganowski, os sadinos saíram vergados por 4-0.

Classificação da Liga Portuguesa (25ª jornada):

1. FC Porto 54
2. Sporting 52
3. Benfica 49
4. Sp. Braga 48
5. Boavista 45
6. Nacional 43
7. V. Setúbal 39
8. U. Leiria 32
9. Marítimo 30
10. Rio Ave 29
11. Académica 29
12. Belenenses 28
13. P. Ferreira 27
14. E. Amadora 27
15. Naval 27
16. Gil Vicente 27
17. V. Guimarães 27
18. Penafiel 12

David Pinto