O Benfica fez história em Anfield Road. Além da vitória por 2-0 e do consequente apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, o clube da Luz derrubou vários fantasmas no campo do Liverpool. O Benfica tornou-se a primeira equipa portuguesa a derrotar um campeão europeu numa eliminatória da “Champions” e a primeira equipa portuguesa a vencer o clube inglês no seu reduto.

Tudo graças à excelente exibição de ontem à noite do onze “encarnado”, infalível a defender e implacável a atacar. Apesar da alta pressão do Liverpool, que se apresentou com uma equipa de pendor ofensivo e enviou duas bolas ao poste nos primeiros 15 minutos, a coesão defensiva do clube da Luz e alguma “sorte de campeão” à mistura permitiram que o Benfica chegasse à vantagem antes do intervalo.

Koeman apostou de novo em Geovanni para a frente de ataque e em jogadores capazes de rematar de longa distância. O avançado brasileiro fez o primeiro aviso, ao mandar uma bola à trave da baliza de Reina. Mas seria Simão, por ironia do destino, a marcar o primeiro da noite. Faltavam 10 minutos para o intervalo quando Anfield se rendeu aos encantos do capitão “encarnado”. O tento de bandeira do extremo português fez os homens da cidade dos Beatles arrependerem-se por não o terem contratado na última janela de transferências.

Na segunda parte, o Liverpool “meteu a carne toda no assador”, na busca da reviravolta do resultado. Mas mais uma vez o Benfica mostrou ser forte na defesa e eficaz no contra-ataque. Muito perto do fim, Fabrizio Miccoli sentenciou o jogo, com um golo de belo efeito. Beto cruzou e o italiano fez a acrobacia necessária para condenar os ingleses e qualificar o clube da Luz para os quartos-de-final.

O sorteio do confronto entre as oito melhores equipas da Europa decorre sexta-feira em Paris. Nomes grandes são os possíveis adversários do clube encarnado. Uma tarefa que não se avizinha nada fácil, mas para a qual Luís Filipe Vieira tem um desejo. O presidente do Benfica já expressou a sua vontade de ver as águias na final.

“Queremos ganhar tudo”, disse Vieira, no final da partida. No entanto, o presidente do Benfica apelou à calma dos adeptos e à humildade dos jogadores, pois os adversários que se avizinham são muito fortes.

“Estamos felizes, mas não eufóricos. Temos os pés muito bem assentes no chão. Sabemos o que valemos e qual o caminho que trilhamos”, afirmou.

Tiago bisa na vitória do Lyon

Nos outros jogos da noite, destaque para o Lyon, da França. O clube francês qualificou-se pelo terceiro ano consecutivo para os quartos-de-final da competição, ao eliminar o PSV, da Holanda. Depois do 1-0 da primeira mão, o Lyon goleou por 4-0 no seu estádio. A figura da partida foi o português Tiago. O médio marcou os dois primeiros golos do Lyon. Fred e Wiltord fizeram os restantes tentos da goleada. O PSV sai mais cedo da Liga milionária.

O AC Milão também não teve dificuldades em derrotar o Bayern de Munique. 4-1 foi o resultado final, com Filippo Inzaghi em plano de destaque. O veterano avançado voltou a jogar na Liga dos Campeões, depois de uma paragem prolongada por lesão, e marcou dois golos à equipa bávara. Shevchenko e Kaká também facturaram. Ismael fez o tento de honra do Bayern.

A derradeira partida de ontem não teve golos. O Arsenal segurou o apuramento com um empate a zero frente ao Real Madrid. Nem a inspiração de Zinedine Zidane valeu aos madrilenos, que ficam assim afastados da prova.

Resultados dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões:

Lyon-PSV: 4-0 (1-0)
Milan-Bayern: 4-1 (1-1)
Liverpool-Benfica: 0-2 (0-1)
Arsenal-Real Madrid: 0-0 (1-0)
Barcelona-Chelsea: 1-1 (2-1)
Villareal-Rangers: 1-1 (2-2)
Juventus-Werder Bremen: 2-1 (2-3)

Falta ainda jogar a segunda mão do Inter-Ajax, a 14 de Março. Na primeira volta, em Amsterdão, registou-se um empate a duas bolas.

David Pinto
Foto: UEFA