A selecção portuguesa não foi feliz na jornada inaugural do Mundialito de Futebol Feminino. No primeiro jogo do torneio, a decorrer no Algarve, a equipa das “quinas” foi derrotada pela República da Irlanda por 1-0.

Na partida realizada no estádio de Restinga, no Alvor, a formação orientada por José Augusto denotou nervosismo e algumas falhas de entrosamento, muito devido à falta de experiência em competições internacionais. As irlandesas foram mais fortes na primeira parte e concretizaram em golo a sua superioridade à passagem da meia hora. Laura Hislop fez o único tento da partida.

Na segunda parte, Portugal tentou dar a volta ao marcador, mas sem sucesso. Liliana Martins, Cátia Reis e Dani foram as mais inconformadas do lado luso, mas pecaram no capítulo da finalização. No final da partida, ficou a ideia que o empate seria o resultado mais justo.

O seleccionador nacional acabou por assumir as culpas pela derrota de ontem. José Augusto acredita que Portugal merecia o empate, mas admite que faltou experiência às suas jogadoras em certos aspectos da partida.

“O golo que sofremos é resultado da falta de competitividade dos nossos campeonatos. Concedemos alguns espaços e mostrámos ingenuidade. Depois, rectificámos e merecíamos ter marcado. O resultado é injusto, pois o nosso desempenho, na segunda parte, foi muito bom, e as adversárias raramente foram à nossa baliza. Não ficámos a dever nada a ninguém”, disse.

O próximo adversário da selecção feminina é o México, num jogo que está marcado para 13 de Março, em Silves, na última jornada do Grupo C, que apenas tem 3 formações.

Outros resultados da primeira jornada:

Grupo A
Alemanha-Finlândia: 5-0
Noruega-Suécia: 0-0

Grupo B
Estados Unidos-China: 0-0
França-Dinamarca: 2-2

David Pinto
Foto: FPF