José Sócrates quer aumentar as parcerias de modo a aumentar o potencial científico das universidades portuguesas. O desejo foi expresso hoje, sexta-feira, na sessão de encerramento do 1º Fórum para a Informação, onde o primeiro-ministro assinou um acordo com a universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos.

A parceria que envolve a Universidade de Aveiro, o Instituto Tecnológico e as empresas associadas pretende consolidar o distrito como “sítio tecnológico”.

Sócrates sublinhou a posição de destaque de Aveiro face às novas tecnologias da informação (TIC), salientando que este devia ser um exemplo impulsionador para o resto do país.

Para além de destacar o papel chave das universidades, o primeiro-ministro prometeu promover maior concorrência em áreas como a energia e as comunicações e destacou ainda os indicadores positivos no que toca à implementação das TIC no nosso país.

Na sessão de encerramento discursaram ainda Mark Hamlet, “provost” da Universidade Carnegie Mellon, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

O “provost” da universidade norte-americana mostrou-se satisfeito com a parceria, destacando o paralelismo entre Pittsburgh e o nosso país: ambos de pequena dimensão, com grandes aspirações e dotados de boas universidades.

Mariano Gago, que acompanhou os trabalhos ao longo do dia, enalteceu o papel do Governo na implementação de medidas que favorecem as TIC, nomeadamente o acordo com Carnegie Mellon, umas das mais respeitadas na sua área.

O ministro destacou também a importância do 1º Fórum para a Informação, garantindo que esta será uma iniciativa a repetir de seis em seis meses.

Sónia Santos
Foto: DR