O Governo assina hoje, sexta-feira, um acordo com a Universidade Carnegie Mellon. Em colaboração com a universidade norte-americana estará a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações associados a empresas do sector. O projecto envolve ainda escolas, centros de investigação, universidades portuguesas, bem como com empresas nacionais e estrangeiras.

Este processo concretiza “o esforço de internacionalização do sistema científico e tecnológico e de ensino superior planeado no âmbito do Plano Tecnológico”, afirma o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em comunicado

A assinatura do acordo é feita no 1º Fórum para a Informação, a decorrer durante o dia de hoje no Parque de Exposições de Aveiro. O evento conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Os principais objectivos do encontro são debater as políticas públicas para a Sociedade da Informação e fazer o ponto de situação do nosso país nesta matéria.

A iniciativa contempla ainda as questões da regulação, da concorrência e das perspectivas e oportunidades para as tecnologias de informação.

Sónia Santos
Foto: Ordem dos Advogados