A Federação Nacional de Professores (Fenprof) organiza hoje, sexta-feira, às 15h00, uma concentração frente ao Ministério da Educação para reclamar mais vagas para os professores do ensino especial em Portugal.

Professores, educadores e delegados sindicais consideram absurda a redução das 3.000 vagas postas a concurso para apenas 2.155. A Fenprof recorda que neste momento há cerca de 7.500 docentes destacados para Educação Especial. Desta forma, a redução de vagas corresponde a uma diminuição de 70% dos professores nesta área.

Em declarações ao JPN, o coodenador nacional para a Educação Especial da Fenprof, Vitor Gomes, explica que a principal motivação desta acção é sensibilizar o ministério para esta drástica redução das vagas e das suas “consequências nefastas”.

Segundo Vitor Gomes, o “Ministério da Educação tem-se mostrado insensível ao grupo dos alunos portadores de deficiências” e a “dificuldade na aprendizagem por parte destes alunos tem sido posta de parte no sistema educacional”.

Desta manifestação, o coordenador espera que o “Ministério pense seriamente e com rigor na rectificação do número de vagas ainda na fase de candidatura dos docentes do ensino especial”, que decorre de 6 a 31 de Março.

Outro dos objectivos do protesto é confrontar a opinião pública com a realidade destas crianças com necessidades especiais. “Se este ensino não chega para os alunos com deficiências que já estão inscritos no sistema educacional, muito menos chegará para outros que se venham a inscrever”, subinha.

Enquanto não obtém uma resposta do Governo, a Fenprof continua em conversações com as associações portuguesas de deficientes, federações e encarregados de educação para que eles próprios tomem posições e pressionem o Ministério da Educação.

Raquel Rego
Foto: Fenprof