Começou da melhor forma a luta pela revalidação do título para Fernando Alonso. O piloto espanhol venceu na prova de estreia do campeonato de Fórmula 1 de 2006. No Bahrein, o líder da Renault superiorizou-se a Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, os adversários mais directos e arrancou com o pé direito para a defesa do título conquistado em 2005.

Apesar de não partir da “pole-position” (Michael Schumacher é que conseguiu o primeiro tempo na qualificação), Fernando Alonso conseguiu terminar a corrida no lugar mais alto do pódio, graças a uma boa estratégia na “box”. Nas paragens para abastecimento, os mecânicos da Renault conseguiram ser mais eficazes que os da Ferrari e Schumacher teve de se contentar com o segundo lugar.

Kimi Raikkonen, da McLaren Mercedes, foi outra vez vítima de azar. Mais uma vez, problemas mecânicos no carro do piloto finlandês impediram-no de realizar a prova da forma que desejava. Ao partir a suspensão nos treinos livres, Raikkonen teve de partir do 20º lugar e fazer uma corrida de trás para a frente. Mesmo assim, o finlandês conseguiu terminar na terceira posição. Mais uma vez fica a ideia que, se não fossem os problemas mecânicos, Raikkonen poderia ter feito muito melhor.

Tiago Monteiro também não teve muita sorte. Problemas no Midland F1 durante a qualificação de sábado obrigaram o piloto português a usar o carro de reserva na prova do Bahrein. Mesmo assim, Tiago Monteiro chegou ao fim da corrida, mas num modesto 17º lugar. O colega de equipa na Midland, Christian Albers, não terminou a prova.

Classificação da prova:

1º – Fernando Alonso (Renault)
2º – Michael Schumacher (Ferrari)
3º – Kimi Raikkonen (McLaren)
4º – Jenson Button (Honda)
5º – Juan Pablo Montoya (McLaren)
6º – Mark Webber (Williams)
7º – Nico Rosberg (Williams)
8º – Christian Klien (Red Bull)

17º – Tiago Monteiro (Midland)
18º – Takuma Sato (Super Aguri)

David Pinto
Foto: 20 Minutos