Na reunião de hoje entre a RAVE e a Junta Metropolitana do Porto, elegeram-se duas linhas férreas possíveis para ligar o Porto a Vigo.

A RAVE reuniu-se com a Junta Metropolitana do Porto hoje, terça-feira, na Estação de São Bento para analisar as possíveis linhas de comboio de alta velocidade para ligar o Porto a Vigo.

Rui Rio, na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, explicou que todos os mal-entendidos foram sanados e que agora resta aguardar os estudos de impacto ambiental previstos para 2007.

Desta reunião, apurou-se que há duas linhas viáveis para ligar o Porto a Vigo. Uma pode ser por Barcelos (mais directa) e a outra por Braga (que teria mais procura).

Rui Rio justificou ainda a escolha de um comboio de alta velocidade, 220/250km/h, em vez do TGV, uma vez que num trajecto tão curto os custos não justificam um combio que atinja os 300km/h.

O presidente da RAVE, Luís Pardal, confirmou aos jornalistas que durante a reunião todos os equívocos foram esclarecidos e que a RAVE sabe do empenho da Junta Metropolitana neste projecto.

Segundo Luís Pardal, “os estudos de impacto ambiental podem demorar entre seis a oito meses a estar concluídos”.

Luís Pardal acrescentou ainda que está a ser estudada a possibilidade de tráfego misto, ou seja, passageiros e mercadorias, como uma forma de rentabilizar o projecto.
Apesar de achar “um bocado futurista” a previsão da data de inauguração definitiva do comboio, Luis Pardal pensa que poderá coincidir com o Lisboa/Porto, em 2015.

Na cidade do Porto, a estação do comboio de alta velocidade deve ficar situada em Campanhã.

Raquel Rego