São mais de 700 quilómetros de estrada que os 74 inscritos têm pela frente. O Rali de Portugal, no Algarve, começa hoje, quinta-feira, e termina sábado. A cerimónia de consagração dos vencedores será no domingo, no Estádio do Algarve.

A segurança do evento está a cargo de mais de 600 agentes da GNR, comandados pela Brigada Territorial nº 3, com o apoio da Brigada de Trânsito e do Regimento de Infantaria.

A preocupação principal dos agentes é manter a acessibilidade ao evento, garantindo “zonas de espectáculo, onde o público beneficia de acessibilidade e zonas de estacionamento regularizadas e vigiadas pela GNR”, lê-se num comunicado de imprensa, citado pela Lusa.

Os agentes esforçam-se também no sentido de garantirem a acessibilidade de veículos de emergência.

Na competição esperam-se pilotos de renome como o campeão do mundo de rali na categoria SW 16000, Daniel Sordo, que conduz o carro zero, abrindo caminho para os outros concorrentes.

A prova é ainda marcada pelo regresso do cinco vezes campeão Marko Martin e o vencedor do ano anterior Daniel Carlsson.

As presenças portuguesas são também de salientar. Ao volante do Mitsubishi Lancer Evo 8 está o campeão nacional Armando Araújo. Miguel Campos conduz um Subaru Impreza WRX.

De volta está também Rui Madeira que venceu o Rali Portugal há dez anos atrás.

É já hoje, à noite, pelas 20h30, em Vilamoura que se “engata a primeira” da 40ª edição do Rali de Portugal.

Maritza Silva
Foto:SXC