O Governo português e a Universidade do Texas (UT) assinaram hoje, quarta-feira, um acordo de colaboração na área dos conteúdos digitais e multimédia e na comercialização de ciência e tecnologia. A iniciativa insere-se no âmbito do Plano Tecnológico.

O acordo “visa o desenvolvimento conjunto de actividades de ensino e investigação, de apoio à comercialização de ciência e tecnologia e de desenvolvimento institucional, com ênfase na produção e difusão de conteúdos digitais e multimédia e na valorização económica de novas tecnologias de informação e comunicação”, explica, em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

A colaboração será feita pela mão do Instituto IC2 – Innovation, Creativity and Capital, e o College of Communication da UT e do MCTES.

O Governo já assinou acordos, com o mesmo objectivo, com o Massachusets Institute of Tecnology (MIT) e a Universidade de Carnegie Mellon.

O acordo foi assinado hoje na Universidade Nova de Lisboa e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e do vice-presidente para Investigação da Universidade do Texas (Austin), Juan Sanchez.

Ana Sofia Coelho
Foto: OA