O primeiro-ministro José Sócrates apresentou ontem um programa que tem como objectivo acabar com a burocracia na Administração Pública.

O Simplex 2006 [PDF] vem simplificar a vida dos cidadãos, poupar tempo e dinheiro, eliminar papel, facilitar o acesso ao trabalho, bem como partilhar a informação entre instituições. Todos os actos legais vão ser avaliados em função do impacto financeiro.

Entre as medidas que se conhecem está o fim das matrículas escolares anuais, a facilidade de criação de associações, a ligação de centros de saúde em rede, a oferta de emprego e acções de formação no Portal do Cidadão, a possibilidade de reclamar pela Internet, bem como a simplificação nos processos de compra e arrendamento de casa. Rever o acesso aos incentivos e concentrar os diferentes instrumentos de financiamento para a reabilitação urbana num único programa são pontos fortes na habitação.

O JPN tentou saber o ponto de vista do Instituto Nacional de Habitação mas sem sucesso. Contactado pelo JPN, o presidente da Associação de Inquilinos do Porto, Manuel Vieira, confessou não estar muito por dentro do assunto. As associações de inquilinos do Norte, Lisboa e Sul do país vão reunir daqui a oito dias para discutir nove inquéritos no âmbito deste programa.

No lado do ambiente, fonte do Ministério do Ambiente disse ao JPN que o Simplex permitirá, por exemplo, “facilitar o tipo de intervenção na Reserva Ecológica Nacional e define quais as intervenções que podem ser feitas, reduzindo significativamente os trâmites administrativos”.

Os partidos da oposição consideram este programa positivo, mas apenas se as medidas forem realmente aplicadas.

Raquel Rego
Foto: DR