Durante as próximas férias de Verão, alunos desde os 11 anos vão poder ter aulas na Universidade do Porto. Este é um programa pensado para oferecer aos jovens a possibilidade de experimentarem diferentes áreas do seu interesse facilitando a escolha do seu futuro curso.

Em declarações ao JPN, o responsável pela divulgação da Universidade Júnior, Ricardo Alves, diz que as expectativas são de um “sucesso ainda maior do que na primeira edição já que o número de inscrições aumentou de 3.600 para 5.000 desde o ano passado”.

Os alunos podem optar por vários cursos – das artes às letras – mas a novidade este ano é, segundo Ricardo Alves, no campo das ciências. Os pré-universitários podem mesmo “ter um contacto muito próximo com os investigadores e com os laboratórios” no âmbito de um “programa específico na área da saúde”.

Outra novidade é o “alargamento do programa de alojamento e de ocupação suplementar e a criação de uma quinzena especial para jovens falantes de português residentes no estrangeiro”, diz o organizador.

Para os mais novos, entre o 5º e o 6º anos de escolaridade, a proposta passa pelo “Experimenta no Verão” que abrange as quatro áreas científicas. Os 7º e 8º anos passam pela mesma estratégia desta vez intitulada “Oficinas de Verão”. No âmbito do “Verão em projecto”, os estudantes do 9º ao 11º vão poder desenvolver um de cinquenta projectos científicos à escolha.

Para Ricardo Alves, esta é uma “oportunidade muito importante para os jovens, uma vez que podem confrontar as suas expectativas com uma realidade, embora simulada. Para um jovem que já tenha uma ideia mais ou menos formada de qual será a sua preferência, o contacto com uma área onde já existe uma identificação com o curso é muito benéfico”.

As inscrições podem ser feitas através do “site” www.up.pt/universidadejunior.

Raquel Rego
Foto: Pedro Rios/Arquivo JPN