No projecto de desburocratização do aparelho de Estado, conhecido por “Simplex”, está contemplada a facilidade no marcamento de consultas hospitalares. O Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, lidera, desde 6 de Abril, um projecto-piloto neste sentido, que se revela promissor: o nível de adesão tem superado as expectativas, sendo que o número de consultas pela Internet ultrapassa já as 300 por dia.

Segundo fonte do HSM, as consultas poderão ser efectuadas via centro de saúde, telefone, pessoalmente, na recepção central do hospital e via Internet. A possibilidade de marcação através de mensagens SMS também será possível.

Para que o utente tenha acesso a uma consulta marcada via Internet ou por telefone necessita sempre de ser referenciado, isto é, ter uma credencial do centro de saúde ou uma prescrição de um médico particular para essa consulta específica. Tal será possível pelo preenchimento de um formulário relativamente simples, em que somente os dados pessoais e número de cartão de utente serão requeridos.

Fernando Sollari Allegro, presidente do Hospital de Santo António, no Porto, considera o sistema de consultas electrónico “eficaz”, já que com o fax, por exemplo, o sigilo do doente é comprometido pelo facto de várias pessoas poderem aceder às informaçoes, enquanto que pela Internet somente o médico tem acesso ao historial clinico do doente.

Dependendo do sucesso do programa piloto do HSM, a marcação electrónica de consultas deverá abranger a área da Grande Lisboa até ao final do ano.

André Sá
Foto: SXC