Oito estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) foram seleccionados para participar, em Agosto, numa missão da Agência Espacial Europeia (ESA).

Esta é a terceira vez consecutiva que o departamento de Física desta faculdade participa em projectos da ESA. A bordo do avião A300 Zero-G, as equipas de investigadores e estudantes vão testar os voos parabólicos, onde serão experimentadas condições de ausência de gravidade.

Os projectos apresentados pelos estudantes portugueses, coordenados pelos professores Carla Carmelo Rosa e Hélder Crespo, foram seleccionados de um total de cerca de 140 propostas, submetidas por grupos de universidades de quase todos os países da União Europeia e Canadá.

Contactada pelo JPN, Carla Carmelo Rosa realça a importância da missão. Para a docente do departamento de Física, os alunos da faculdade têm a “oportunidade de participar num projecto que é único, na medida em que a nível mundial só existem dois aviões deste género e há uma selecção muito apertada dos projectos apresentados”.

“A participação [no projecto] faz jus à dinâmica dos alunos e premeia o interesse e a dedicação deles em relação a experiências deste tipo”, afirma.

As expectativas dos responsáveis para esta missão são altas. “Sendo a terceira vez consecutiva que o Departamento de Física da Faculdade de Ciências participa no projecto, as expectativas são positivas, já que a participação nos dois anos anteriores foi bem sucedida”, adianta Carla Carmelo Rosa.

A docente não tem dúvidas de que este é um projecto para continuar. “Acaba por estabelecer-se uma certa tradição, que tem sido bem sucedida devido ao mérito dos projectos”, refere a coordenadora. Para Carla Carmelo Rosa, “este tipo de iniciativas vem enfatizar a potencialidade que os alunos têm de participar em projectos a nível mundial”.

A missão da ESA vai contar com duas equipas portuguesas da Faculdade de Ciências: “HeavyMetal”, com Diogo Fernandes, Lídia del Rio, Mariana Proença, Carlos Costa, e “SkySickers”, com Francisco Silva, João Gil Ferreira, José Pedro Silva e Marcelo Barbosa.

O voo tem lançamento marcado para Agosto, na cidade francesa de Bordéus.

Ricardo Bastos
Foto: ESA