Este é um passo gigante em direcção ao planeta Marte. Já houve várias missões à Lua, mas esta tem como objectivo fundamental encontar água que pode servir de combustível para futuras naves abastecerem no satélite da Terra.

Em 2008 uma pequena nave partirá da Flórida e viajará com o satélite “Lunar Reconnaissance Orbiter” (LRO) (na foto) em direcção à Lua.

Nelma Silva, do Centro de Astrofísica do Porto, esclarece que “há probabilidade de encontar água congelada na Lua, mas o que ainda não se sabe é se existe quantidade suficiente para o que a NASA pretende fazer com ela”.

Segundo a especialista, uma das ideias da NASA é levar uma pessoa a Marte até 2020 e o seu lançamento seria feito a partir da Lua já que a gravidade do satélite o facilitaria.

Nelma Silva expõe que “esta missão se enquadra nos preparativos de regresso de astronautas à Lua” mas tem também outras utilidades: “procurar outros locais de aterragem para missões futuras, perceber a composição da Lua e fazer mapas mais aperfeiçoados da superfície lunar”.

Raquel Rego
Foto: NASA