A Associação Europeia das Universidades (AEU) vai avaliar em 2006/2007 as universidades de Coimbra, Évora, Fernando Pessoa, Lusófona, e Algarve, os institutos politécnicos de Bragança, Porto e Leiria, a Academia Militar, e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Estas instituições foram seleccionadas pela Direcção Geral do Ensino Superior que recebeu candidaturas para o co-financiamento da avaliação de 42 estabelecimentos do ensino superior português, anunciou hoje, terça-feira, o Ministério do Ensino Superior.

A avaliação vai incidir sobre os mecanismos de governação, as regras de acesso, a autonomia institucional, os recursos financeiros, a internacionalização e outras políticas relevantes de ensino superior.

Vão ser enviadas para as instituições equipas de peritos seleccionados pela AEU e pela Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior (EURASHE), bem como especialistas de sistemas não europeus provenientes dos Estados Unidos da América e do Canadá, com experiência neste tipo de avaliação.

Neste processo vão estar envolvidos outros organismos tais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) – a quem caberá a avaliação do sistema de ensino superior português no contexto europeu – e a Rede Europeia de Certificação de Qualidade do Ensino Superior (ENQA) – que examinará a qualidade do sistema.

Com o processo de Bolonha como pano de fundo, o objectivo desta avaliação é garantir o reconhecimento dentro e fora de Portugal das instituições analisadas pelos organismos internacionais. O exame facilitará a integração a nível europeu do ensino superior português.

Tatiana Palhares
Foto: SXC