A partir de hoje, quinta-feira, comprar gasolina nos postos da Galp vai custar mais dois cêntimos que o habitual. A subida previsível dos preços dos combustíveis pode levar ao aumento dos preços nos transportes públicos, anunciou hoje, quinta-feira, o presidente da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, Álvaro Teixeira.

A Galp Energia aumentou o preço da gasolina em dois cêntimos por litro e do gasóleo em 1,8 cêntimos devido à escalada do preço do petróleo, que ultrapassou hoje os 74 dólares por barril.

Segundo a agência Lusa, o litro da gasolina sem chumbo de 95 octanas vai custar agora 1,329 euros, o de 98 octanas tem um custo por litro de 1,394 euros e a gasolina G Force passa a custar 1,464 euros por litro.

No que toca ao preço do gasóleo, o rodoviário aumenta para 1,074 euros e o gasóleo G Force fica a custar 1,134 euros. O GPL (gás de petróleo liquefeito) Auto mantém o custo de 0,593 euros por litro.

Segundo a empresa Galp Energia, esta actualização dos preços dos combustiveis deve-se à elevada cotação do crude e de produtos refinados no mercado, à quebra de “stocks” de combustíveis nos EUA desde há várias semanas e à “inquietação” dos mercados devido ao programa nuclear do Irão.

Gina Macedo
Foto: SXC