Tony Snow, apresentador de televisão e rádio da rede Fox News, foi hoje, quarta-feira, apresentado como o terceiro porta-voz da Administração Bush. Snow, com 50 anos, substitui Scott McClellan, que se demitiu na semana passada.

Tido como um conservador, Snow, que já foi o redactor dos discursos de George Bush (pai), já manifestou várias opiniões críticas sobre o actual presidente norte-americano. Em Novembro do ano passado, afirmou mesmo que Bush se tornou “qualquer coisa de embaraçoso”.

Em entrevista à Associated Press, Snow disse, ontem, ser “público” ter escrito alguns comentários “críticos”. “Quando se é comentador, critica-se e elogia-se”, justificou.

Hoje, no anúncio oficial na Casa Branca, Tony Snow afirmou aos jornalistas: “Uma das razões que me fez aceitar o trabalho não é apenas eu acreditar no presidente, porque, quer acredite, quer não, quero trabalhar convosco”. Snow terá exigido alguma participação na tomada de decisões.

Com a escolha de um jornalista para porta-voz, a Casa Branca espera, na opinião de alguns especialistas, conseguir um tratamento menos crítico da comunicação social, numa altura em que a popularidade de Bush atinge valores mínimos históricos.

Snow é o primeiro jornalista a passar directamente da indústria dos “media” para o gabinete de imprensa da Casa Branca desde Ron Nessen, que exerceu o cargo de porta-voz de 1974 a 1977, durante a presidência de Richard Nixon.

Pedro Rios
Foto: DR