Os ministros da Agricultura dos 25 países membros da União Europeia aprovaram ontem, terça-feira, subsídios especiais para os criadores de aves. O objectivo é compensar os produtores pelas quebras de vendas e aumento de preços registados devido ao espectro da gripe aviária.

Segundo o acordo, os avicultores que comprovarem terem sido prejudicados receberão um apoio não superior a 50% que ficará a cargo da Comissão Europeia (CE). Os restantes 50% poderão ser financiados através de dinheiros públicos ou mesmo dos próprios produtores, numa proporção ainda a definir.

Depois de uma tentativa de conseguir um financiamento comunitário a 100%, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, acabou por dar o seu aval à medida, vincando, contudo, a necessidade de arranjar outro tipo de “alternativas” ao financiamento com dinheiro público.

Jaime Silva avançou ainda que vai discutir a questão com a Federação Portuguesa de Aves para que Lisboa comece rapidamente a fazer um esboço dos prejuízos nacionais que serão enviados à União Europeia (UE). Uma vez enviados os pedidos de financiamento de cada país, caberá à CE avaliar cada situação e definir a atribuição de fundos.

A medida, de acordo com Jaime Silva, vai entrar em vigor em breve e os primeiros financiamentos poderão ser aprovados já nas próximas semanas pela CE.

Rita Pinheiro Braga
Foto: SXC