A Cooperativa Árvore, no Porto, vai leiloar na próxima terça-feira, dia 9, 75 obras de arte do seu património para fazer face a compromissos com artistas e fornecedores, anunciou hoje a instituição, em comunicado.

A cooperativa refere que, em 43 anos de existência, a Árvore passou por situações complicadas que conseguiu ultrapassar mas refere que a situação actual é “preocupante”.

As obras leiloadas são da autoria de vários artistas como António Olaio, António Quadros, Carlos Carneiro, Graça Morais, Júlio Resende, Manuela Bronze, Pedro Tudela e Zulmiro de Carvalho.

A cooperativa espera “conseguir um valor financeiro notável e significativo” que ajude a ultrapassar a situação, mas fonte da Árvore referiu à agência Lusa que ainda não estão definidos os valores de licitação das obras, sendo assim “imprevisível” o montante que a cooperativa irá arrecadar com este leilão.

O leilão deverá contar com a presença de diversas personalidades, entre as quais a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, os empresários Belmiro de Azevedo e Artur Santos Silva, e ainda personalidades como Mário Cláudio, Miguel Veiga, Miguel Cadilhe e Fernando Aguiar Branco.

Paula Coutinho
Foto: DR