Uns dizem que é desajeitado, lento, bruto e que só tem sucesso se actuar sozinho. Outros afirmam que é um dos maiores responsáveis pelo triunfo do FC Porto esta época e que para voar mais alto – de um grande europeu até à selecção brasileira – é apenas uma questão de tempo. Desde que chegou ao Dragão, a vida de Pepe foi feita de altos e baixos.

O ex-maritimista foi alvo de Boloni quando o romeno estava no Sporting, mas foi José Mourinho que o trouxe para o FC Porto. No entanto, quando o defesa chegou já o treinador português tinha rumado para Londres e os técnicos que lhe seguiram cavaram um abismo na vida de Pepe. O FC Porto teve uma época para esquecer e Pepe não tinha crédito na conta dos adeptos “azuis e brancos”. Foi por isso que se levantaram vozes críticas, quando Co Adriaanse chegou e o preferiu em detrimento de Jorge Costa.

Mas o brasileiro deu cor de si: adoptou-se ao sistema táctico do holandês e assumiu-se como o patrão da defesa do campeão nacional. Agora, Pepe está pronto para voos mais altos. Só falta saber para onde e quando.

David Pinto
Foto: FC Porto