“A garantia que eu tenho do senhor ministro [da Economia] é que os serviços da Agência Portuguesa de Investimento (API) não só se manterão totalmente no Porto, como serão reforçados e terão um administrador residente”, disse o líder da distrital do PS-Porto, em primeira mão, em entrevista ao JPN.

Quanto à sede da instituição, Renato Sampaio desvaloriza a importância da localização. “Sobre a sede da nova instituição, não conversei com Manuel Pinho [ministro da Economia], porque para mim isso não é importante, se a instalação física está aqui ou está ali. O que interessa é que a decisão também esteja aqui, os serviços estejam aqui em benefício da região, os serviços estejam aqui a apoiar a região. Por isso, se eles cá ficarem, tudo bem”, disse.

Renato Sampaio adianta ainda que o ministro da Economia vai anunciar amanhã, sábado, no Congresso Distrital do PS que os serviços da API se vão manter no Porto.

O Governo ainda não anunciou se vai tranferir a sede da API para Lisboa. O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, mostrou-se contra a mudança.

Tatiana Palhares
Foto: Ana Sofia Coelho