24 vitórias, seis empates e três derrotas (resultados até à 33ª jornada) escreveram a história do 21º campeonato conquistado pelo FC Porto. A caminhada para o título não foi brilhante e os resultados dos “dragões” são prova disso. Contudo, os números do FC Porto foram piores na primeira volta do campeonato.

Na Taça de Portugal, os “azuis e brancos” eliminaram o Marco, a Naval, o Marítimo e o Sporting, tendo ficado isentos durante uma eliminatória. Os portistas estão agora na final da Taça, onde vão defrontar o Vitória de Setúbal no próximo dia 14 de Maio.

A campanha do FC Porto na Liga dos Campeões ficou aquém das expectativas e constituiu-se com o aspecto menos conseguido da época portista. A equipa de Co Adriaanse ficou num grupo aparentemente “acessível” mas não passou desta fase da competição. O FC Porto ficou no último lugar e perdeu inclusive a qualificação para a Taça UEFA, somando derrotas frente a todas as equipas do grupo.

Para além da eliminação precoce da “Champions”, os “azuis e brancos” somam como principal desgosto as duas derrotas frente ao rival Benfica. A jogar em casa, o FC Porto perdeu por 2-0. Na Luz, o FC Porto voltou a somar uma derrota, desta vez com um golo solitário de Laurent Robert.

Por outro lado, os momentos mais decisivos e felizes da época portista aconteceram frente ao Sporting. O primeiro, aquando da eliminação dos “leões” da Taça de Portugal no Estádio do Dragão. Num jogo de emoções fortes, as decisões ficaram adiadas para as grandes penalidades. O herói do jogo foi Vítor Baía ao defender o remate de João Moutinho, garantindo, assim, a permanência do FC Porto em prova.

Duas semanas depois, os portistas deslocaram-se a Alvalade para o “jogo do título”. FC Porto e Sporting discutiam a liderança do campeonato. Foi com um golo de Jorginho, no final da partida, que os “dragões” deram um passo decisivo para a conquista do campeonato. A festa do título começava em Alvalade para se confirmar, duas jornadas depois, no terreno do Penafiel.

A vitória do Porto no campeonato só prova que a pressa é inimiga da perfeição. O Porto de Co Adriaanse está longe de ser uma equipa perfeita mas conseguiu tornar-se uma equipa eficaz. Sagrou-se campeã nacional a três jornadas do fim, está na final da Taça de Portugal e falhou apenas na campanha europeia.

Co Adriaanse provou que as grandes mudanças levam o seu tempo e que, para o ano, o FC Porto aparecerá mais estável e com condições de voltar a lutar por um lugar entre os melhores da Europa.

Sónia Santos