Pedro Abrunhosa e o grupo revelação Collecting Dust estrearam o palco do Queimódromo. (CORRIGIDA)

A primeira noite da Queima começou com Collecting Dust, a banda vencedora do concurso de bandas de garagem da FAP. Este foi o terceiro concerto da jovem banda que reconhece a importância de actuar no palco da Queima das Fitas do Porto.

Os Collecting Dust estão a preparar o primeiro álbum com os próprios recursos uma vez que ainda não têm editora nem manager.

Pedro Abrunhosa, uma presença já habitual nas noites da Queima, actuou perto das duas da manhã. Abrunhosa foi acompanhado pelo público que sabia as letras de cor e não parou de cantar. Abriu o concerto com o tema “Viagens” e não deixou de interpretar os êxitos “Se eu fosse um dia o teu olhar”, “Diabo no corpo”, “Momento” e o mais recente “Eu estou aqui”. O momento mais inesperado foi “Balada de Gisberta”, um tema novo dedicado à transexual que foi assassinada no Porto, em Fevereiro passado.

Depois do concerto, o público dispersou pelas tendas de dança e pelas barracas das faculdades à procura de música e bebida. A animação durou até cerca das seis horas, altura em que as barracas são obrigadas a encerrar.

A multidão rumou depois para o exterior do recinto em busca de táxis ou autocarros grátis que a STCP disponibiliza para o evento.

A Queima continua até 13 de Maio. No palco da Queima ainda vão estar: Expensive Soul, GNR, Boss AC, Orishas, Quim Barreiros, Herman José, Blind Zero, Jorge Palma, The Gift, Da Weasel, Fingertips, a britânica Melanie C e Yellow W Van e Xutos & Pontapés.

Os bilhetes custam cinco e seis euros para estudantes e 10 e 12 euros para não estudantes.

Paula Coutinho
Foto: Gina Macedo