A partir de 1 de Junho, desrespeitar a sinalética na praia dá direito a uma multa de 55 euros. Os banhistas que ignorem as bandeiras, vermelha ou amarela, ou as indicações do nadador-salvador podem ser multados. Esta é uma das novas regras que entram em vigor já na próxima época balnear, de acordo com um diploma aprovado há duas semanas em Conselho de Ministros.

O diploma abrange ainda as várias ilicitudes que podem ser cometidas por banhistas, concessionários das praias e nadadores-salvadores.

Quem for à praia fica ainda proibido de utilizar material de desporto náutico fora das zonas permitidas por lei, sob pena de ser multado pela polícia marítima.

Os nadadores-salvadores são também sujeitos a multas se não se mantiverem nos locais e horas para os quais foram contratados, se adoptarem comportamentos negligentes ou se não seguirem as instruções sobre o estado do mar que são fornecidas pela autoridade marítima.

Também os concessionários das zonas de banhos estão abrangidos pelas novas regras, podendo ser multados pela abertura ou fecho da zona balnear antes ou depois do período autorizado e também pelo uso das infra-estruturas balneares para outros fins que não aqueles a que se destinam.

Inês Castanheira
Foto: Carlos Luís Ramalhão/Arquivo JPN