O fim da temporada futebolística traz sempre mudanças nos clubes, que tentam limar arestas e aperfeiçoar-se para a época seguinte. Dentro dessas mudanças estão as “chicotadas psicológicas”, as mudanças de treinadores. Desde o fim do campeonato, oito clubes da primeira liga de futebol já mudaram de técnico principal e ainda vêm aí mais mudanças.

Os dois primeiros classificados do campeonato, FC Porto e Sporting, foram dos poucos que não sentiram necessidades de mudar nada no comando técnico das suas equipas de futebol. Co Adriaanse e Paulo Bento continuam a ser os líderes de “dragões” e “leões” para a época 2006/2007.

Já no Benfica, a saída de Ronald Koeman era previsível. O clube da Luz fez uma temporada negativa, conquistando apenas a Supertaça. O treinador holandês mudou-se para o PSV e as “águias” procuram agora novo líder. Alberto Zacheronni, Sven-Goran Eriksson, Carlos Queirós e Fernando Santos são alguns dos nomes cogitados para assumir o lugar de técnico do Benfica.

A “chicotada” mais surpreendente aconteceu em Braga. O Sporting de Braga não renovou contrato com Jesualdo Ferreira, treinador que levou por três anos consecutivos o clube do Minho às competições europeias. Para o seu lugar, os “arsenalistas” contrataram Carlos Carvalhal, treinador sem clube há vários meses.

No entanto, Jesualdo Ferreira ficou poucos dias desempregado. O “professor” foi de imediato resgatado pelo Boavista para substituir Carlos Brito, dispensado pela SAD “axadrezada”. Brito não conseguiu cumprir o objectivo de levar o clube do Bessa à Taça UEFA, sendo ultrapassado nas últimas jornadas pelo Nacional.

O clube madeirense ficou também sem treinador, mas não por vontade própria. Manuel Machado saiu da Choupana por divergência com a direcção do clube. Apesar do aceno dos dólares da Arábia Saudita, o mais provável é que o técnico vá para Coimbra treinar a Académica, que dispensou Nelo Vingada. Para o seu lugar, o Nacional tenta contratar António Conceição, do Estrela da Amadora.

A União de Leiria também procura novo treinador, após a saída de Jorge Jesus. A rescisão de contrato, que, ao que tudo indica é relacionada com divergência nos salários, apanhou a SAD leiriense desprevenida. O técnico ruma até Lisboa, para tentar trazer de volta o Belenenses à I Liga. Vitor Pontes é o nome preferido da SAD do Leiria para substituir Jorge Jesus.

Pontes falhou no objectivo de manter o Vitória de Guimarães na divisão principal do futebol português. Acabou por ser substituído por Norton de Matos.

David Pinto
Foto: SXC