Terminado que está o campeonato, interessa apurar o vencedor da Taça de Portugal. Na final está o “repetente” Vitória de Setúbal e o FC Porto, ainda em festa pela conquista do campeonato. Os sadinos, actuais detentores do troféu, não esperam tarefa fácil diante do FC Porto campeão. A época foi positiva para ambas as equipas, que se encontram motivadas para a partida de domingo.

O Setúbal encontra-se a realizar um mini-estágio de quatro dias na Nazaré, local onde também já preparou a final do ano anterior e a pré-época. Hélio Sousa tem todo o plantel à disposição para este encontro e levou 26 jogadores para o estágio.

O FC Porto prepara com todas as cautelas a final do Jamor. Hugo Almeida, recuperado de uma amigdalite, já pode integrar as opções de Co Adriaanse. O técnico portista conta com todos os jogadores disponíveis, excepção feita aos lesionados de longa data.

A partida vai ser dirigida por Duarte Gomes. O árbitro de Lisboa vai ter como assistentes Arlindo Santos e José Lima, ambos da Associação de Futebol de Lisboa, e como quarto árbitro Augusto Duarte, da Associação de Futebol de Braga.

O jogo, que tem início às 17h00 do próximo domingo no Estádio Nacional, vai contar com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

Um acertar de contas com 38 anos

Vitória de Setúbal e FC Porto voltam a disputar a Taça de Portugal 38 anos depois. A única vez que estas equipas se encontraram na final desta competição foi a 16 de Junho de 1968. Na altura, foi o FC Porto quem levou o troféu para casa, tendo conseguido uma vitória por 2-1. O Vitória de Setúbal terminou o jogo com grandes protestos à arbitragem.

O Setúbal adiantou-se no marcador logo no início do jogo com um golo de Pedras mas o FC Porto conseguiu inverter o resultado por intermédio de Valdemar e Nóbrega. O troféu foi entregue por Américo Tomás a Custódio Pinto, capitão portista.

Quase quatro décadas depois, e com um contexto totalmente diferente, fica por saber se o FC Porto confirma a estatística favorável ou se o Setúbal equilibra a história.

Sónia Santos