Sem surpresas de maior, Luiz Felipe Scolari divulgou a lista de 23 jogadores que vão representar Portugal no Campeonato de Mundo de futebol, a realizar na Alemanha. Com 21 atletas já certos para rumar até ao Mundial, faltava confirmar os outros dois nomes: o terceiro guarda-redes e o defesa que substitui Jorge Andrade, que se lesionou-se com gravidade e não pode dar o seu contributo à selecção.

Como já havia sido veiculado pelos jornais desportivos nacionais, Bruno Vale e Ricardo Costa foram os escolhidos por Scolari. Em relação ao guarda-redes, o seleccionador repete o que havia feito no Euro 2004 com Moreira, ao usar o titular dos sub-21 como terceira opção para a equipa das “quinas”. Quanto a Ricardo Costa, venceu a corrida a Tonel, Ricardo Rocha e até Beto para ocupar o lugar deixado vago por Jorge Andrade. A polivência do defesa do Porto, que pode actuar nos dois flancos e a central, foi um dos motivos apontados pelo seleccionador para esta escolha.

Dado curioso é que Ricardo Costa, à semelhança de outros convocados por Scolari, não foi titular indiscutível pelo seu clube. Outros casos como Quim, Nuno Valente, Maniche, Costinha, Hélder Postiga ou Hugo Viana não incomodam, no entanto, o treinador da equipa das “quinas” que afirmou ter escolhido “os melhores”.

Luiz Felipe Scolari deixou também claro que toda a selecção sub-21 está de reserva para ir à Alemanha se for necessário, mas recusou-se a falar sobre a exclusão de jogadores como Quaresma ou João Moutinho.

Eis a lista da Selecção Nacional para o Mundial 2006:

Guarda-redes: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica), Bruno Vale (FC Porto)
Defesas: Ricardo Carvalho (Chelsea), Fernando Meira (Estugarda), Paulo Ferreira (Chelsea), Caneira (Sporting), Nuno Valente (Everton), Miguel (Valencia), Ricardo Costa (FC Porto)
Médios: Deco (Barcelona), Maniche (Chelsea), Costinha (Dínamo Moscovo), Petit (Benfica), Tiago (Lyon), Hugo Viana (Valencia), Cristiano Ronaldo (Man. United), Simão (Benfica), Luís Figo (Inter), Boa Morte (Fulham)
Avançados: Pauleta (Paris Saint-Germain), Hélder Postiga (Saint-Etienne), Nuno Gomes (Benfica)

David Pinto
Foto: UEFA