A Federação dos Produtores Florestais de Portugal promove uma digressão que vai sensibilizar os portugueses para os fogos florestais e protecção do património florestal.

Um camião vai percorrer o país de norte a sul passando pelas 18 capitais de distrito. Começa já esta sexta-feira, por Coimbra, seguindo-se Leiria e Lisboa, no fim-de-semana do Rock in Rio.

Filmes, exposições, actividades para as crianças e sessões de esclarecimento são os meios de promover a campanha, que se pretende que cativem a atenção das pessoas para a problemática florestal. O alerta para os perigos e importância da floresta começa nas cidades, passa pelas praias, pelos festivais de Verão e acaba nas escolas.

Sandra Prazer, coordenadora da campanha, foca que o objectivo é “sensibilizar para os fogos florestais” e avisa que os incêndios “não são apenas um problema das zonas rurais mas cada vez mais das cidades também”.

A ideia de promover a floresta nos festivais de música surgiu porque lá “se encontram todo o tipo de pessoas e muitas delas não têm noção dos perigos”. “Não podemos descurar ninguém”, sublinha.

A promoção que presta todo o tipo de informação sobre a floresta vai estar nas estradas até ao mês de Setembro.

Raquel Rego
Foto: SXC