Abre amanhã, quarta-feira, o 59º Festival de Cannes. A mostra de cinema, que decorre até 28 de Maio, apresenta cerca de 900 filmes e vai contar com 200 mil espectadores. “Juventude em Marcha” é a representação portuguesa na Selecção Oficial para a Palma de Ouro. O filme de Pedro Costa relata a vida de um grupo de moradores do Bairro das Fontaínhas, na Amadora.

A película nacional vai a concurso com mais 19 filmes. Entre eles destacam-se “Volver” de Pedro Almodovar, “Marie Antoinette” de Sofia Coppola, “Babel” de Alejandro Gonzaléz Iñarritu ou “Il Caimano” de Nanni Moretti.

A presença do cinema luso em Cannes inclui ainda a exibição de “Transe” de Teresa Vilaverde e a curta “Rapace” de João Nicolau durante a Quinzena dos Realizadores.

O júri deste ano, presidido por Hong Kar-Wai, conta com a presença dos realizadores Elia Suleiman, Patrice Leconte e Lucrecia Martel, das actrizes Monica Belluci e Zhang Ziyi e dos actores Samuel L. Jackson e Tim Roth.

O festival abre com o polémico “Código Da Vinci” de Ron Howard. A adaptação da obra de Dan Brown estreia-se no festival francês e conta com Tom Hanks, Audrey Tauton e Jean Reno nos principais papéis. O filme de encerramento é “Transylvania” de Tony Gatlif.

Sónia Santos
Foto: DR