Plano vai estar activo permanentemente até 30 de Setembro para controlar os efeitos das altas temperaturas na saúde humana.

No mês de Agosto de 2003 morreram 10.109 pessoas devido à onda de calor, mais 27% do que em igual período nos cinco anos anteriores. É o que revela um estudo [PDF] da Direcção Geral de Saúde (DGS).

Em 2005, as temperaturas fizeram mais 462 mortes do que o normalmente registado naquela altura do ano, sendo a maioria pessoas idosas. Os picos de calor fizeram-se sentir com maior intensidade no intervalo de Junho a Setembro.

Plano para as ondas de calor

Para vigiar os efeitos das temperaturas elevadas na saúde pública e na mortalidade, a DGS pôs em prática o “Plano de contingência para as ondas de Calor 2006”.

Este plano visa a preparação das Administrações Regionais de Saúde dos hospitais e centros de saúde para a resposta ao calor e está activo desde 15 de Maio até 30 de Setembro (período mais quente do Verão).

No despacho [PDF], divulgado no “site” da DGS, o director geral, Francisco George, apresentou as medidas de prevenção para este ano.

Uma observação constante dos níveis de calor pelas entidades responsáveis e posterior alerta aos serviços de saúde e protecção civíl, bem como a elaboração de um relatório mensal com uma avaliação contínua da situação pelos delegados de saúde são medidas essencias na luta contra onda de calor.

As medidas podem ser reforçadas “sempre que sejam esperadas consequências muito graves em termos de saúde e de mortalidade”.

Doenças e devidas precauções

O “Golpe de Calor” é uma doença provocada pelas altas temperatura e que cada vez faz mais mortos. Febre alta, tonturas, dores de cabeça, náuseas e contracções músculares são alguns dos sintomas.

A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos constitui uma agressão para o organismo.

As crianças e os idosos são mais vulneráveis ao calor, sendo, por isso, necessárias algumas precauções nas alturas mais quentes. Aumentar a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas ou ricas em açúcar, fazer refeições leves e mais frequentes, evitar a exposição directa ao sol, em especial entre as 11h e as 16h, e evitar actividades que exijam muito esforço físico são alguns dos conselhos dados pela DGS.

Raquel Rego